Lançamento do Livro "Ouro Fino: Casario ao Longo do Tempo"
Na noite de quarta (16), na prefeitura Municipal de Ouro Fino, aconteceu o lançamento do livro “Ouro Fino: Casario ao Longo do Tempo”, uma obra que resgata e valoriza a memória arquitetônica da nossa querida cidade.
O cerimonial foi iniciado pelo Chefe de Cultura e Turismo da prefeitura, Gabriel Vilela e passou a palavra ao presidente da Academia Ouro-finense de Letras e Artes – AOLA, senhor Edgar Augusto, que conduziu este evento como mestre de cerimônias.
Foi anunciado uma surpresa além do lançamento do livro e foi passado a exibição do clipe da música “Moradia de Ouro”, cuja letra e produção audiovisual foram feitas pelos autores do livro. A composição é de Paulo Henrique Shadow, e as imagens, de Paulo Henrique Clepf Bailoni.
O livro “Ouro Fino: Casario ao Longo do Tempo” teve como objetivo principal registrar, por meio de um foto-livro, o patrimônio edificado da cidade de Ouro Fino.
Essa obra é uma continuidade do livro “Panorama Socioeconômico e Cultural de Ouro Fino”, lançado no início de 2024 com incentivo da Lei Paulo Gustavo. Já este novo projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc e se aprofunda no estudo dos casarios da cidade, apresentando uma gama ainda maior de construções e destacando os diversos estilos arquitetônicos presentes em nossa paisagem urbana.
A obra conta com:
– Projeto, preparação e fotos: Paulo Henrique Clepf Bailoni
– Análise arquitetônica: Luciano Corrêa Serra, arquiteto urbanista com Colaboração especial: Flávia Mussolin
– Revisão: Profª. Lúcia Etienne Arreguy Clepf, membro da AOLA
– Diagramação e arte final: Paulo Henrique Shadow, também membro da AOLA
Consultas e pesquisas foram realizadas com base nas obras dos quais foram dedicadas à memória, dos mesmos, com essa obra.:
– Professora Cecília Rivelli (Ouro Fino, olhar e direção – 1999)
– Professora Léa Guidi de Miranda (Ruas de Ouro Fino, Gazeta de Ouro Fino – 2024)
– Arquiteto Luciano Marcaccini Tadini (Ouro Fino, evolução na arquitetura urbana – 1982)
– Dr. Pompeu Rossi, advogado e historiador (História de Ouro Fino – 1982)
Teve um agradecimento especial à Dona Leyde Guimarães e ao Professor José Guimarães, cujo valioso acervo de importância histórica e urbana enriqueceu profundamente ao livro. Professor José Guimarães é o autor do brasão oficial de nossa cidade, enquanto Dona Leyde Guimarães é a criadora da bandeira de Ouro Fino.
O prefeito Toninho Miguel falou com entusiasmo, agradeceu o trabalho e valorizou a cultura da cidade.
Depois foi a vez de Paulo Henrique Clepf Bailoni, para falar um pouco mais sobre o processo de produção e os bastidores do processo do livro.
O livro foi lincado ao trabalho do Panorama do ano passado, juntamente com o livro Casario foi anunciado que faz parte de uma trilogia cultural e que o próximo trabalho será dedicado aos bairros rurais de Ouro Fino. Pela riqueza e diversidade deste tema, acreditam que a próxima publicação mereça, no mínimo, dois volumes. E que seria uma forma de valorizar ainda mais a força e a contribuição do meio rural para a história de Ouro Fino.
Crédito das fotos: Viviane Reis