Crônicas de PH Shadow

Minha interpretação da Arca de Noé da Bíblia

Por eu ser declarado um não religioso para alguns e para outros, eu sou ateu, pois, depende com quem eu converso, eu limito demais o assunto religião, porque ali, eu vejo uma guerra santa estourando em pouco tempo, e sobre isto, eu posso dizer e confirmar que estudei religiões, no plural mesmo, desde as mais famosas no Brasil, como também as menos conhecidas no nosso país.
Meu gnotísmo ateísta pode ser muito ofensivo para muitas pessoas e, talvez, essa aparente agressão é que eu não desejo e não sou adepto a repetir a mesma coisa sempre… “eu não quero te convencer a mudar suas crenças, FOI VOCÊ que me perguntou e não ao contrário!”. Sim, sempre tenho que me defender de uma questão que nem quis entrar, de um curioso que quer saber como eu penso e depois acha que estou o convencendo a desistir de sua fé… Eis a minha vida!
Em uma conversa aleatória com meu amigo Mauro Gouvêa (se não o conhece, é um poeta com o pé no gótico dos anos 60) falamos de religião sem briga e sem discussão. Acho isso maravilhoso. Eu falei a minha versão sobre a ARCA DE NOÉ! Como disse, eu estudei e claro, eu Li a Bíblia, mesmo que pareça estranho vindo de mim.
Confesso que acho a Bíblia fantástica! Ela conseguiu criar uma forma de comunicação para um povo da sua ÉPOCA que era em sua maioria ignorante e não sabia ler ou mesmo interpretar um texto (eu falei da época né?). O livro é de psicologia e também de social e é incrível. Não vou entrar no mérito de explicar a Bíblia porque 90% dos brasileiros a conhecem ou acham que a conhecem e sei lá… pausa na argumentação.
Vou falar o que entendi sobre a minha interpretação da Arca de Noé!
A Arca de Noé!
Todos conhecem essa a parte da Bíblia que é famosa. Claro que não vou aqui fazer uma discrição completa do acontecido e sim o que interpretei.
É um exercício simples que não vai durar mais que dois minutos de explicação!
Deus pediu para Noé fazer uma arca e afirmou que sua família e um casal de cada animal ficariam protegidos de um diluvio que existira na terra porque Ele iria purificar o mundo dos pecadores. Resumido e simples!
Porém, quero que veja dessa forma por alguns instantes! Gostaria que Noé fosse substituído por Consciência, o Mundo em Pecado fosse substituído pelo Homem e a Arca fosse substituída por Desejo de Mudança.
Neste caso, o Homem (Mundo) estava com muitos problemas. Talvez saúde, ou vício, briga na família ou relacionamento destrutivo. Este Homem estava em desespero e não conseguia ver uma solução. Então, ele começa a orar para pedir que melhorasse.
Esta oração de alguma forma foi reivindicada e chegou à Confiança (Deus), dizendo a si mesmo que ele vai conseguir e que precisava ter apenas fé no processo. Sua Consciência (Noé) tem que preparar o Desejo de Mudança (Arca) para poder abrigar o que a pessoa quer e necessita mudar. Neste caso, os Casais de Animais (Virtudes, Verdade, Sonhos, Sucesso e assim vai) não importa quantos animais (o que seria a mudança) colocasse na Arca (desejo) que o novo Mundo (Homem) teria, cabem todos neste espaço criado para os novos desejos.
Nisto, o Instinto Superior que também pode ser representado falando com a consciência, ou seja, Deus com o Noé, diz que não importa o que aconteça e tudo que esteja do lado de fora do seu Corpo, a arca, é para ignorar toda a tempestade e confusão do lado de fora, pois, se você acreditar em sua consciência e fé de mudança, que é o seu Deus, você vence qualquer obstáculo. A pomba que é solta, neste caso, a percepção do mundo fora de você, quando percebe que existe o início da mudança, como a família parando com as brigas, ou você não pensando muito no que te deixa viciado, ou a pessoa que você está se relacionando é mais amorosa, estas coisas representadas como o ramo que a pomba te traz garantido que a tempestade está acabando e o final está chegando, neste caso, o seu desejo sendo realizado! Aqui, neste ponto, é o ponto mais difícil, pois, você tem que acreditar em você mesmo e ter fé para que a mudança acontece até o fim do processo. Muitas vezes, parece que não tem mudança nenhuma, ou pior, até piora, só que você está esquecendo de se fechar em sua Arca, ignorar a tempestade lá fora e continuar no seu projeto de melhoras.
Quando você desanima, você desfaz da sua arca, desiste, então acaba aquela tempestade e você se sente aliviado por um momento. Só que pouco tempo depois, cai em uma tristeza profunda por perceber que voltou no início. Ou seja, você vai repetir os mesmos erros porque não teve paciência de esperar a tempestade que devia passar.
Vou dar um exemplo de acontecimento que pode ser o seu caso: Você se relaciona com pessoas que só te usa, mente, te engana, te trai e você pede alguém diferente em sua vida. Começa sua viagem nesta Arca do desejo. Você encontra alguém que vai fazer de tudo para te mostrar seus erros, suas falhas e desejar que você mude para o melhor com incentivos, carinhos e até mesmo sendo bravo quando precisar para te ver melhor. Só que você só pensa que não é para você, que está tudo errado e no começo que você estava feliz de ter encontrado alguém que preocupa com você, suas crenças antigas de ataca tanto, fazendo uma tempestade, que você cria situações para destruir o seu novo início, para voltar aos antigos costumes e fatalmente, vai acabar encontrando alguém que vai te usar, mentir e te trair de novo e de novo e de novo. Você não teve a fé o suficiente para passar pela tempestade.
Não vou esticar muito sobre o assunto porque o básico é isto! A Bíblia é simples e seu contexto e história é para ser simples! Não precisamos de um líder religioso para explicar a Bíblia porque ela foi feita para uma pessoa que fez até a quarta série e uma que fez doutorado no exterior entenderem da mesma forma.
A Arca de Noé não é uma história real e não deve ser interpretada como um acontecimento de um Deus com ódio dos seres humanos. O que Deus destruiu, foram os pensamentos negativos que populavam os seus pensamentos. Noé e seus filhos é sem dúvida, a criação de novos pensamentos positivos, amorosos, esperançosos e dignos.
O dilúvio não aconteceu, está acontecendo. Somos várias e várias vezes obrigados a entrar em nossa arca como almejamos crescimento e desejo de sermos felizes. Quanto maior a mudança, maior a tempestade e maior o barco. Depende de você ser o que deseja ser. Ao escolher você, o mundo vai trazer tudo que você precisa para mudar, seja alguém, seja um acontecimento ou seja até mesmo uma ação! Faça da sua Arca, a viagem de esperança de uma mudança para o melhor e não se assuste com as tempestades. Você terá que destruir seu mundo velho para ter um mundo novo! É A lei da vida!

Livros mais procurados

Previous
Next

Outras Redes de

Paulo Henrique Shadow

Contato:

O passado é um dos fragmentos causados de um futuro quebrado…

Olá amiguinho! Que tal ajudar o amiguinho aqui compartilhando o conteúdo em vez de copiar?!