diagramação de revistas, jornais e informativos Diagramação de revistas, jornais e informativos. Podemos trabalhar desde a coordenação e planejamento editorial, até o desenvolvimento e acompanhamento de fornecedores gráficos. Todo o processo é realizado junto ao cliente, sua comissão editorial, editor ou jornalista responsável, buscando atender todas as expectativas da proposta editorial. Uma das partes mais fundamentais da editoração, neste serviço nós desenvolvemos e organizamos projetos gráficos a partir de arquivos de texto escritos no word ou até mesmo pelo Google drive, de forma inteligente e com um estilo interessante. Isso é uma estratégia que favorece a boa leitura e mantém o conteúdo ainda mais valorizado. Atuamos principalmente elaborando artigos, revistas, jornais, livros. Além disso, oferecemos o mesmo serviço para materiais acadêmicos como TCCs/monografias, teses e dissertações – afinal, não é porque o conhecimento é sério que deve ser sem graça. 1. Briefing O briefing é fundamental para que o cliente nos passe as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Quanto mais informações obtivermos no briefing, mais preciso será o orçamento, mais fácil será o desenvolvimento e o sucesso do projeto fica garantido: Histórico: breve relato do passado, presente e futuro da empresa e se houver, do veículo. Objetivos: quais são os objetivos da publicação, ou seja, qual é a sua proposta editorial – comunicar o que, para quem, como, em qual circunstância. Necessidades: quais os serviços que devemos prestar (coordenação gráfica, projeto gráfico, diagramação, produção de anúncios, tratamento de imagens, fechamento de arquivos, impressão). Especificações técnicas: formato, tipo de papel, quantidade de cores, acabamentos, tiragem, periodicidade, forma de distribuição. Modelos: no caso de revistas e informativos que já estejam circulando, precisamos receber algumas edições publicadas, tanto impressas como em PDF. Processo de diagramação 2. Projeto gráfico Jornal e revista com o seu perfil O projeto gráfico é uma combinação da proposta editorial e da identidade visual da empresa ou entidade, buscando a melhor apresentação da forma e do conteúdo. Nesta etapa é definida a comunicação visual da publicação, estabelecendo os critérios do layout como capa, cabeçalho, rodapé, elementos visuais, tipologia, palheta de cores etc. Para desenvolver um bom projeto editorial, além do briefing acima, precisamos receber: Manual de Identidade Visual: ele é quem nos guiará com relação à aplicação de logotipos, seu conceito, diretrizes e contexto de aplicação. O manual também deve orientar sobre o uso de cores, elementos gráficos, fotos e ilustrações. Logotipos: precisamos receber todos os logotipos que deverão constar na publicação. Veja o item “Recebimento de imagens”. Projeto editorial: este documento nos dará informações sobre as seções fixas, seções sazonais ou esporáricas, colunistas, pautas previstas, além de hierarquizar, no contexto geral da publicação e seus objetivos, quais as matérias de destaque. Geralmente o projeto editorial define a política editorial, a linguagem, o tipo de abordagem e o tom dos textos, ou seja, informações relevantes para definir a comunicação visual da publicação. Pauta da primeira edição: além de contextualizar melhor a publicação, a pauta da primeira edição é importante para que o projeto gráfico seja mais preciso. Mesmo que os textos e imagens finais ainda não tenham sido produzidos, toda informação acrescenta e enriquece o projeto gráfico — chamadas, destaques, fotos, gráficos e outros elementos. 3. Template Com o projeto gráfico aprovado, ou com base em edições anteriores da publicação, é preciso criar um template. O template é uma publicação básica, feito no programa de editoração eletrônica Adobe InDesign, com todos os parâmetros que foram definidos no projeto gráfico e que servirão de base para a diagramação: formato, margens, cores, seções fixas, páginas mestras, cabeçalhos, estilos de texto, imagens e tabelas, etc. Ele garante que todas as edições da publicação respeitem o projeto gráfico original. No caso de publicações que já estão circulando, para facilitar a criação do template, é interessante receber: Arquivos abertos ou template da última edição: se o cliente fornecer o template atual, faremos a adequação deste arquivo para que fique de acordo com os nossos padrões internos. Se fornecer os arquivos abertos da última edição, poderemos criar o template com todos os padrões da publicação. Os arquivos abertos necessários são: arquivo do Adobe InDesign (INDT, INDD ou IDML), fontes e imagens utilizadas (logotipos, elementos gráficos, ilustrações e fotos). Arquivo PDF em alta resolução da última edição: com base no PDF, poderemos conferir as fontes utilizadas, formato, margens e criar o template. Se o PDF estiver em alta resolução, poderemos também extrair os logotipos e outros elementos gráficos que serão republicados. 4. Cronograma O cronograma de cada edição é definido de acordo com periodicidade da publicação e da necessidade de sua distribuição. Na definição das datas, é preciso considerar o prazo de todas as etapas do processo: Data de fechamento do departamento comercial; Definição de pauta; Cobertura de eventos; Redação jornalística; Entrega de imagens; Diagramação e revisão; Aprovação de provas de cor; Impressão e acabamento; Distribuição da publicação. 5. Espelho O editor ou o jornalista responsável deverá fornecer um espelho da publicação. O espelho definirá a ordem das seções e matérias, especificando quais serão as páginas destinadas para o editorial e as páginas de publicidade. É no espelho que o posicionamento dos anúncios é definido. Ele deve ser feito de modo a otimizar a diagramação das seções e matérias, seguindo o critério estabelecido pelo cliente e sua comissão editorial. Além disso, o posicionamento deve também respeitar os acordos comerciais estabelecidos pelo departamento comercial da publicação. 6. Recepção de anúncios Todos os anúncios deverão ser entregues prontos. Ofereceremos o suporte técnico necessário para o departamento comercial da empresa para a definição dos requisitos dos arquivos a serem utilizados na revista. Os materiais recebidos serão conferidos para evitarmos problemas no fechamento dos arquivos ou mesmo na impressão dos materiais. Conferimos o formato, a resolução do arquivo, padrão de cores, margens e sangrias. Quando o anúncio não possuir condições de reprodução, o cliente será notificado para substituição do arquivo e receberá orientações para a sua correção. 7. Recebimento de textos Previamente, com base no projeto gráfico da publicação, podemos fornecer uma estimativa de quantidade de texto para cada seção